quinta-feira, agosto 26, 2010

A importância de uma equipe equilibrada

Em seu livro Management Teams: why they succeed or fall, R. Meredith Belbin enfatiza que não basta ter, em uma equipe, os melhores profissionais individualmente; eles têm que ter características complementares. Veja abaixo a classificação criada por Belbin e veja em qual delas você se encaixa:

Papéis direcionados para a AÇÃO - Os que Fazem/Agem – são orientados pela necessidade de agir e tomar decisões

Implementador (implementa idéias): Bem organizado, disciplinado, eficiente. Conservador e previsível - coloca idéias básicas em prática. Pode ser lento na tomada de decisões e inflexível.

Formatador (dá forma e direciona ações): Dinâmico gosta de ação e trabalha bem sob pressão. Corajoso e motivado por obstáculos. Pode ser insensível e provocativo.

Completador/Acabador (termina o trabalho): Conscientizado e ansioso, completa tarefas, faz seguimento e assegura-se de que os processos sejam seguidos. Procura e corrige erros. Pode se preocupar em demasia e tende a não confiar no trabalho alheio, relutando em delegar.

Papéis direcionados para o trabalho CEREBRAL - São os que pensam / resolvem problemas – são orientados pela razão e são analíticos

Semeador (semeia idéias): Resolve problemas difíceis, com ideias criativas, originais. Tende a se preocupar demasiado com suas ideias e esquece de se comunicar bem; pode ignorar detalhes.

Monitor/Avaliador (monitora e avalia o trabalho): Pensa cuidadosamente e tem visão clara dos processos. Honesto, discreto, estratégico e tem bom discernimento. Pode lhe faltar energia ou habilidade para inspirar os outros.

Especialista: Gosta do processo de aprendizagem e por isso reúne conhecimento e experiência, podendo resolver problemas em áreas chaves. Tendência a ser extremamente técnico.

Papéis direcionados para as PESSOAS - São os que desenvolvem e entendem as pessoas - orientados pela necessidade de socialização

Coordenador: Confidente, maduro, clarifica objetivos e promove o trabalho. Tem facilidade em delegar tarefas e ajudar os membros da equipe a manter o foco. Pode ser excessivamente controlador, tendência a delegar mais que trabalhar e a manipular.

Trabalhador em Equipe: Diplomático, cooperativo e perceptivo. Se importa pelos membros da equipe; sabe ouvir e resolver os conflitos sociais. Pode ter problemas tomando decisões difíceis; evita conflitos ao invés de tentar solucioná-los, o que leva a conformidade.

Investigador de Recursos: Extrovertido, entusiástico e comunicativo. Explora novas ideias e possibilidades, considerando o potencial humano – bom em networking. Pode ser excessivamente otimista e perder energia depois de passado o entusiasmo inicial.

Fonte: Baseado nos nove Team Roles de Meredith Belbin (1993)

Nenhum comentário:

Estou lendo ...