quarta-feira, setembro 17, 2008

Palestra com Max Gehringer


Tive a oportunidade de participar esta semana de um evento organizado pela AMCHAM (Câmara de Comércio Americana) através de um convite enviado por uma empresa parceira. O evento consistiu de duas palestras e de oportunidade de contatos com as pessoas presentes. Uma das palestras foi realizada por Max Geringher.

Para quem ainda não o conhece, trabalhou vários anos em grandes empresas brasileiras e agora é consultor de carreira, com um quadro de muito sucesso no Fantástico, da Rede Globo. Dentre as muitas risadas e lições que foi possível tirar da palestra, uma em especial me chamou a atenção.

Max contou que após o primeiro dia de trabalho de sua vida, chegando em casa sua avó lhe perguntou : "Gostaram de você ?". Ele, de bate-pronto respondeu à avó que não tinha essa de terem gostado dele, o que era importante era ele ser competente, fazer o que lhe pediam com qualidade. Vários anos depois, já diretor de uma multinacional foi à França fazer um curso para executivos com um dos maiores nomes dessa área no mundo. Além de Max, havia diretores de várias partes do mundo. O professor, depois de discutir um assunto pediu que cada um fizesse uma apresentação sobre o que havia entendido. Um deles, australiano, por ter ficado a noite inteira bebendo, não preparou nada e no outro dia fez uma apresentação extremamente divertida mas totalmente sem relação com o assunto. Obviamente recebeu a nota mínima. Entretanto, o professor perguntou: "Se tivessem que escolher uma apresentação que não a sua própria para repetir aqui na frente, qual escolheriam ?". Todos foram unânimes em escolher a apresentação do australiano. O professor questionou novamente : "Sabem o porquê de terem escolhido o australiano ?". Depois de alguns minutos de silêncio, ele esclareceu : "Escolheram-no por que GOSTARAM dele !". Nesse momento Max, totalmente surpreso, se lembrou do que sua avó analfabeta e ignorante havia lhe falado tanto tempo atrás.

A lição que fica é a de que não basta sermos competentes, estudados, fazermos as coisas certas na empresa. Precisamos "ser gostados" ! Quando todos gostam da gente é sinal de que realmente estamos no caminho certo.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...