sexta-feira, setembro 26, 2008

O valor do conhecimento nos dias de hoje por Waldez Ludwig



Para quem preferir ler o conteúdo da entrevista, eu transcrevi abaixo:

Há uma transformação na economia toda. O "resumo da ópera" é assim: nós temos uma economia baseada em conhecimento. Só se vende, só se compra ... é conhecimento. Se ela é baseada em conhecimento, o que importa mesmo é a inovação. O que importa para uma empresa, o único fator de competitividade que sobrou chama-se inovação, capacidade de inovar. E inovação, só vem de gente. Inovação não vem de máquina. Então o ser humano passou a ser a chave da estratégia das empresas. O empresário bacana sabe que a única coisa que presta na empresa dele são os funcionários dele. O resto não vale nada ! Empresas com patrimônio do tamanho dessas companhias aéreas aí e com problemas, certo ? O melhor equipamento do mundo ... não adianta isso se você não colocar seu funcionário em primeiríssimo lugar. É a única coisa que vale ! Tá certo ?

Se eu deixo de ser "senhor de engenho", eu não preciso de "capataz". Por que que tem "capataz" ? Porque o "senhor de engenho" detesta sujar as mãos. Então, o que que ele faz ? Contrata um "capataz". Nas nossas empresas ele dá o nome de gerente pra esse cara. Aí você pergunta: "O que é que você faz?", pro gerente. "Nada ...". Certo ? "O que é que você faz aqui ?" ... "Eu coordeno". "Eu supervisiono" ... Nada, ele não faz nada !!! Ele passa o dia como "capataz". Ou seja, controlando os outros. Certo ? "Acabou o que eu pedi ?", "Cadê o relatório porque o homem tá pressionando ...". Sempre tem um homem pressionando o cara. Ele fica no meio-de-campo ... está desempregado o cara. É um cara que não sabe fazer nada. Só controlar os outros. "Me dá aqui que eu assino" ... ele adora assinar.

Agora, essa estrutura ainda vive porque se tem "senhor de engenho", se tem "capataz" é porque existe a terceira raça, que é a maioria das pessoas que tem vocação pra escravo. Aí é a questão do empreendedorismo. Eu não posso mais ir pro mercado de trabalho como um escravo. O que que é um escravo ? Detesta trabalhar ... E é fácil fazer o teste, é fácil fazer o teste para saber se é escravo ou não. Você pergunta pra pessoa assim: E se você ganhasse na Mega-Sena ? Aí o cara responde assim: "Se eu ganhasse na Mega-Sena eu não passava nem na porta daquela empresa". Ele odeia trabalhar. Bom, ele tem a síndrome do domingo à noite, ele confunde o salário completamente, ele acha que ganha pouco e ponto final. Ele esquece que a regra do salário é igual no mundo inteiro, desde a época de Adão e Eva. As pessoas recebem pela sua raridade e não pela sua importância. Os professores estão em alta e ganhando pouco. Por que ??? Porque tem muito !!! E o Popó ganhou em dois minutos o que um professor nunca vai ganhar. Mas Popó só tem um ! E professor tem muito !

E, o erro definitivo do escravo: é trabalhar mal porque ganha pouco. (Pergunta) "Por que que você está trabalhando tão mal ?". (Resposta) "Porque eu ganho pouco. Com o dinheiro que eles me pagam, não é pra fazer trabalho espetacular não". E aí ele fica ali. Quem é que vai te achar ??? A minha orientação: primeiro, se você ganha pouco, você tem que fazer um trabalho espetacular !!! Porque aí alguém te acha ! O cara que começa a jogar bola, ele começa a jogar bola ganhando salário mínimo. E ele não faz gol contra porque ganha pouco. "Vou fazer gol contra !" "Por que?" "Porque eu ganho pouco ...". Ele vai e mostra o talento dele, e aí alguém descobre. Se você ganha pouco, faça um trabalho espetacular !!! Olha que engano ... E o pior ainda: o escravo tem essa coisa de não gostar muito de salário. Gosta do benefício. "Tem ticket, tem vale ? O importante é cesta básica!" Por que isso ? Porque a estrutura industrial ainda está aí, a velha, para a maioria das empresas. [Um funcionário que é maravilhoso e que nunca é reconhecido, o que ele tem que fazer ? Se demitir da empresa ?] Claro !!! Você faz um trabalho espetacular e o cara continua pagando pouco ...

Mas você tem que saber quanto você vale no mercado. O cara chega pra mim e diz "Eu quero aumento". Eu digo: "Tem alguém querendo contratar você?". "Não". Então ... isso é no mundo todo, não importa se é socialismo, se é comunismo ou capitalismo, isso vem desde Adão e Eva. Então você tem que saber quanto você vale também, pra poder exigir. É igual passeata de servidor público: "Eu quero, eu quero !!!" Estou vendo que quer, mas ... "Quanto você vale ? Me diga quanto você vale". Infelizmente é assim. Esse modelo industrial velho morreu então. É o fim do capataz, morre junto o tal do gerente. É o fim, completo, da escravidão. Agora sim acabou a escravidão.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...