terça-feira, setembro 16, 2008

Formação sim, mas e emprego ?



Durante o período eleitoral o que mais ouvimos são as promessas dos candidatos. Uma delas sempre me chama a atenção: investir na formação profissional da população, principalmente em cursos técnicos. Obviamente que não tem como ser contra uma proposta dessa, afinal realmente o brasileiro precisa de formação, de mais anos de estudo. Por outro lado, de que adianta formar todo mundo, com diplominha na mão se não houver vagas para absorver essa mão-de-obra que estará mais qualificada ?

É consenso no meio acadêmico e também entre vários estudiosos que, quanto melhor a formação profissional da população de um país, maiores condições ele terá de crescer. A idéia seria mais ou menos assim: um país que tiver lixeiros, pedreiros, peões de fábrica com no mínimo segundo grau, melhor ! Se tiver lixeiros, pedreiros, peões de fábrica com curso superior, melhor ainda ! Certo ? Sim, é claro.

Quanto maior a qualificação média, mesmo que o trabalho não exija tanto, mais condições esse profissional terá de desempenhar suas funções com excelência. A questão é que, se cargos que exigem pouca qualificação têm pessoas com boa formação trabalhando é sinal de que em cargos mais importantes, teremos pessoas ainda mais qualificadas.

Acontece que, uma pessoa que investe tempo e muitas vezes dinheiro em formação profissional, deseja melhorar de vida, ganhar mais, conseguir melhores empregos. Para o país é ótimo ter pós-graduados limpando as ruas, mas e para eles ? Desmotivante ...

Desta forma, não basta os políticos prometerem investir em formação e capacitação profissional. Precisam também atrair novas indústrias, estimular empresas de ponta, formar um parque industrial forte que possa absorver esse contingente de pessoas que estudaram e estão melhor qualificadas.

Além disso, é temeroso aumentar de uma hora para outra o número de faculdades e cursos técnicos como andam prometendo. Parece que é simples : "Vamos criar uma universidade municipal", "Vamos criar cursos profissionalizantes em todos os bairros" ... Uma pergunta básica: onde vão encontrar professores em quantidade e qualidade suficientes ? O que vai acontecer é o que vemos, infelizmente, em muitos lugares: professores fingindo que ensinam e alunos fingindo que aprendem, esperando logo chegar o intervalo pra matar as últimas aulas.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...