quinta-feira, maio 07, 2009

(Off-Topic) Bradesco Seguros: relacionamento com o cliente

Aconteceu um caso comigo que penso valer a pena ser citado aqui.

Em novembro de 2008 eu renovei o seguro do meu carro. A corretora me passou os valores e a Bradesco Seguros apresentou a melhor proposta. Optei por ela, dividi o valor em 4 pagamentos mensais. O primeiro pagamento eu deveria fazer no ato, através de um boleto me enviado por email. E assim foi feito. Os 3 outros pagamentos deveriam ser feitos através de boletos que chegariam pra mim via correio. Os boletos chegaram, eu paguei a segunda e terceira parcelas. Por um engano meu, coloquei o boleto referente à quarta parcela na caixa de contas pagas e simplesmente esqueci de pagar. O vencimento desta última parcela era fevereiro de 2009.

Alguns dias depois do vencimento, recebi uma carta da Bradesco Seguros me informando que eu não havia pago o boleto e avisando que eu poderia perder a apólice e suas coberturas caso o pagamento continuasse em aberto. No dia seguinte ao recebimento deste comunicado, recebi um telefonema da empresa perguntando se eu havia recebido a carta e reforçando a questão de que eu deveria pagar para não perder o seguro. Belo exemplo de relacionamento com o cliente, correto ? Sim, excelente se isso que acabei de relatar tivesse sido o que aconteceu.

O que aconteceu na verdade foi que a Bradesco Seguros sequer me enviou um comunicado avisando que eu não havia pago a última parcela. Dizem que mandaram, mas eu não recebi nada. Mesmo que tivessem mandado, imagino que deveriam ter ligado pra confirmar, afinal os comunicados que eles mandam não são registrados, não têm como saber se eu recebi ou não. Dias atrás, em abril, eu recebi uma carta dizendo que por eu não ter pago a última parcela minha apólice estava cancelada. Falei com meu corretor que tentou, mas não conseguiu, uma forma de eu pagar (com juros e correção) o valor que eu devia, para que eu não perdesse a apólice.

Liguei na Ouvidoria da Bradesco Seguros argumentando que, apesar de ter sido um erro meu, acredito que a empresa poderia tratar o assunto de outra forma, visto que sou cliente deles e não pretendia mudar de seguradora. Anotaram todas as minhas reclamações e disseram que entrariam em contato em 5 dias úteis. Como não me ligaram nesse tempo, entrei em contato novamente e fui informado que o ouvidor não acolheu minha reclamação e que a apólice estava realmente cancelada.

Acredito que esse tipo de postura de uma empresa não é a correta para com seus clientes. Ainda mais em momentos de crise como o atual, creio que as elas não podem se dar ao luxo de perder clientes por causa de situações idênticas. Mais uma mostra de que empresas como a Bradesco Seguros têm o discurso totalmente diferente da prática. Uma coisa é ficar falando que trata bem o cliente, outra é fazê-lo no dia-a-dia.

2 comentários:

Marcelo Vessoni disse...

Quem mandou esquecer de pagar o boleto..agora aprende ;-)))

Brincadeirinha meu chapa. O que voce relatou é um absurdo mesmo. Mude de seguradora, para sempre.

Abraço
Marcelo

Anônimo disse...
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