segunda-feira, maio 18, 2009

[Livro] Para Ler Como um Escritor - Um Guia para Quem Gosta de Livros e para Quem Quer Escrevê-los

Tenho o costume de visitar uma livraria sempre que vou ao shopping. Gosto de ver os livros expostos, folheá-los, analisar as capas ... Numa destas visitas encontrei Para Ler Como um Escritor - Um Guia para Quem Gosta de Livros e para Quem Quer Escrevê-los (Francine Prose, Editora Jorge Zahar; 320 páginas; R$ 44,90). Por gostar muito de ler e quem sabe um dia consiga escrever um livro, resolvi comprá-lo mesmo sem nunca ter ouvido falar dele.

O público-alvo do livro é de escritores em início de carreira e pessoas que gostam muito de ler. Pode ser, e possivelmente é, usado como material em oficinas literárias e cursos de literatura. O método usado por Francine para abordar o tema é o de fazê-lo através de exemplos. Quando quer falar sobre as formas de se trabalhar um parágrafo, por exemplo, cita trechos de obras mundialmente conhecidas e faz suas explanações baseadas neles.

Importante também destacar que a autora nos incita a fazer o que ela chama de "close reading", que nada mais é do que uma leitura mais atenta, com mais calma, analisando palavra a palavra, frase a frase ... Para quem é da área literária, que vive disso, tenho certeza que essa forma de ler é altamente recomendável. Por outro lado, aos "meros mortais" creio ser impossível destinar tempo suficiente para ficar dias em apenas uma página de um livro.

A leitura é agradável, apesar de meio cansativa em alguns pontos. De qualquer forma, não indicaria a obra para aqueles que lêem pouco e não têm curiosidade mais específica sobre a arte de escrever. Outro ponto a ser destacado é que todo o livro é baseado principalmente em romances e contos. Se você deseja escrever um livro técnico, por exemplo, não vai conseguir extrair muita coisa que possa lhe ajudar.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...