terça-feira, maio 19, 2009

[Livro] Leite Derramado

Existem artistas cujo nome em qualquer tipo de produto já significa sucesso. Um destes artistas é Chico Buarque, que faz sucesso há muito tempo na música e lançou recentemente seu último romance Leite Derramado (Chico Buarque, Companhia das Letras; 200 páginas; R$ 27,80).

Houve extrema badalação no lançamento de Leite Derramado. Cobertura muito grande da imprensa, um ti-ti-ti imenso. Isso já me chamou a atenção à obra mas resolvi comprá-la mesmo depois de ver uma reportagem na Globo News onde alguns críticos literários analisaram o livro e teceram inúmeros elogios. Eu já havia lido há alguns anos Budapeste, também de Chico Buarque. Achei Budapeste um livro legalzinho, agradável ... e só.

Leite Derramado me deixou a mesma impressão. Sabe aqueles livros que você pergunta à alguém - "E aí, gostou do livro "X" ?" - e a pessoa responde - "Nooooooossa, adorei !" ? Definitivamente, na minha opinião, este não é o caso dessa mais recente obra de Chico. Uma resposta mais apropriada à pergunta acima seria - "É ... Gostei ...", sem muito entusiasmo.

O livro é narrado em primeira pessoa, um senhor já morimbundo em um hospital que, à espera da morte, relembra parte de sua vida, em especial àquela em que viveu junto ao seu grande amor, a Matilde. Alternando lembranças reais com alucinações imaginárias, Eulálio ao mesmo tempo em que parece estar contando tudo para uma enfermeira do hospital já se transporta pra a história, como se conversasse com os personagens. Esse "jogo no tempo" acaba sendo divertido, mas pode se tornar confuso para alguns leitores.

Como é um livro de leitura muito rápida, poucas páginas e capítulos curtos, indicaria sua leitura. Mas não esperem algo realmente inspirador e motivante.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...