sexta-feira, junho 05, 2009

Cultura e subcultura empresarial

De acordo com o site Comunicação Empresarial, cultura empresarial "compreende um conjunto ou sistema de significados que são compartilhados por uma determinada empresa ou entidade num tempo específico. Ela inclui valores e crenças, ritos, histórias, formas de relacionamento, tabus, tipos de gestão, de distribuição da autoridade, de exercício da liderança e uma série de outros elementos." Em outras palavras, a cultura de uma empresa é o jeito como as coisas funcionam dentro dela.

Toda empresa tem sua cultura. Pode não estar escrita ou documentada, mas ela existe e não é difícil identifica-la, principalmente conversando com funcionários que têm mais tempo de casa. Pergunte a uma destas pessoas como funciona a contratação de pessoal, o processo de desligamento, a comunicação diretoria com os funcionários, política de remuneração ...

A questão é: seria possível um líder (coordenador, gerente, diretor, etc) implantar uma cultura em seu departamento diferente daquela predominante na empresa. Imaginem uma empresa que tradicionalmente não investe em treinamento dos seus funcionários. Seria possível um gerente conseguir que esta mesma empresa invista em treinamento constante para os integrantes de sua equipe ?

A resposta é sim, é possível existir o que chamamos de subcultura empresarial, um departamento ter sua cultura própria, logicamente trazendo muitas das características da cultura principal. Surge então um segundo questionamento: isso é viável, ou seja, esse departamento conseguirá apoio da direção da empresa mesmo se comportando ou querendo se comportar de uma maneira diferente ? Depende.

Enquanto esse departamento estiver dando resultados acima da média, trabalhando com excelência e sem problemas de comportamento de seus integrantes ele terá todo apoio da direção. A verdade é que ninguém é bobo e a empresa sabe que, desde que essa equipe funcione muito bem, não há problemas em ter um tratamento diferenciado. É importante somente ressaltar que, dependendo da forma como estas pessoas e a direção tratem as difenças de cultura, podem surgir descontentamentos das outras áreas da empresa.

De qualquer forma, se por algum motivo qualquer, esta equipe passar a mostrar resultados menos expressivos, com certeza passará a ser cobrada também de forma diferenciada, podendo culminar com a eliminação da subcultura criada, muitas vezes através do desligamento daqueles que a criaram.

Podemos concluir então que devemos sempre buscar trabalhar em empresas que tenham os valores e crenças parecidos com os nossos. Não sendo possível, podemos tentar implementar algumas mudanças, mas tendo em mente que passaremos a ser mais observados, para o bem e para o mal.

2 comentários:

teta_hp disse...

qual referencial teórico utilizado?
pois gostaria de aprofundar no assunto.obrigado

Tarcísio Mello disse...

Olá. Na verdade não me baseei em nenhum referencial teórico, apenas em minha experiência pelas empresas que passei. De qualquer forma, acredito que fizer uma boa procura na internet vai encontrar bons livros sobre cultura empresarial. Obrigado pela visita.

Estou lendo ...