sexta-feira, março 06, 2009

Off-Topic: Estupro, aborto e excomunhão

Sempre evitei ao máximo escrever assuntos fora do contexto aqui neste blog. Desta vez não resisti, tinha que expor minha indignação em algum lugar.

A história

Uma garota de 9 anos, em Recife, é estuprada pelo próprio padrasto. Engravida ... e de gêmeos. A equipe médica analisa o caso e chega à conclusão de que essa gravidez colocaria em risco a vida da menina. Mãe e médicos decidem que a única solução segura é induzir o aborto.

A lei

No Brasil o aborto é permitido em duas situações: casos de estupro e quando a gravidez ou o parto coloca a vida da mãe em risco.

A Igreja Católica

Como quase sempre, em sua visão retrógrada e míope, a Igreja Católica não admite aborto em nenhuma situação.

O desfecho

A garota é internada e com toda a assistência e aparato médico o aborto é realizado. Ela passa bem. O arcebisco de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho decide pela excomunhão dos médicos e da mãe da criança. Segundo a Globo.com, ao justificar sua ação, dom José Cardoso Sobrinho disse que, aos olhos da Igreja, o aborto foi um crime e que a lei dos homens não está acima das leis de Deus.

Excomunhão (Fonte: Wikipedia)

É uma das maiores penas que um fiel pode receber da Igreja. Cujo fiel fica proibido de receber os Sacramentos e de fazer alguns atos Eclesiáticos. A excomunhão faz parte das censuras no Código de Direito Canônico, sendo uma das três mais duras e severas.

Desabafo

Sou católico praticante. Minha família é de católicos, também sempre muito praticantes. Mas nesse momento, sinceramente, eu tenho VERGONHA de ser católico. O ato desse arcebispo é egoísta, hipócrita e indecente. Quem é ele para julgar a equipe médica e a mãe? É dessa forma que a Igreja Católica pretende melhorar o mundo em que vivemos? Repito, estou com VERGONHA de ser católico.

O que mais me indigna é que tenho certeza que o monstro do padrasto dessa menina é bem capaz que receba o perdão da Igreja. Vai para a prisão, lá se converte, pede perdão e a Igreja o concede, argumentando que ele está arrependido do ato que fez. Já a mãe da menina e os médicos estão excomungados. Em pleno século XXI a Igreja insiste em inverter a lógica.

Mas infelizmente isso não me surpreende. A Igreja Católica no Brasil tem um histórico de defender os bandidos e querer punir ou criticar as pessoas de bem. Sempre esteve e ainda está ligada aos ditos movimentos populares, como por exemplo na atuação da tal Pastoral da Terra em conjunto com o MST.

O que mais me tranquiliza é que minha fé é em Deus e não nos homens. Sinceramente, se eu fosse levar em conta coisas como essa que aconteceu eu nunca mais pisaria em uma Igreja. Mas sei separar as coisas.

É bom também destacar que existem muitos padres católicos que são pessoas de bem, que buscam ajudar ao próximo e cumprir sua missão. Eu mesmo conheço pessoalmente vários deles, que sabem disso.

E que Deus tenha compaixão desse arcebispo.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...