terça-feira, março 24, 2009

A compreensão do óbvio, por Max Gehringer

Estou lendo o livro "Clássicos do mundo corporativo", do excelente Max Gehringer. É um livro de fácil leitura, muito divertindo e interessante. Resolvi compartilhar com vocês um dos "causos" contidos no livro:

A compreensão do óbvio

Já passei por alguns dissabores na vida profissional por me esquecer de falar o óbvio.

O óbvio é aquela coisa que achamos que, por ser tão óbvia, nem precisa ser dita, porque todo mundo já está cansado de saber. Mas, na prática, não é bem assim.

Havia alguns anos, trabalhava na empresa líder do ramo de batatinhas fritas. Nosso produto tinha uma liderança enorme e folgada, coisa de 70% do mercado. Um dia, um concorrente resolveu escrever no pacotinho de batata esta frase: "Não contém colesterol".

Não passou uma semana e os nossos gerentes pelo Brasil afora começaram a me ligar para perguntar se não poderíamos também fazer uma batatinha frita sem colesterol. Respondi que nossa batata não continha colesterol. Era óbvio. Batatas são fritas em óleo vegetal, e óleo vegetal não tem colesterol. Apenas gordura de origem animal tem colesterol.

O que era óbvio para mim não era óbvio para o consumidor. As vendas começaram a cair até que determinado dia me rendi ao óbvio. Pedi para escreverem bem grande no pacotinho: "Totalmente sem colesterol". As vendas voltaram ao normal. Os meus gerentes até escreverem elogiando o sabor da nova batatinha sem colesterol, sem acreditar que a batatinha era a mesma de sempre.

Daquele dia em diante, aprendi que boa parte dos mal-entendidos e dos desencontros em empresas acontece porque alguém achou que não precisava ficar repetindo todos os dias o que todo mundo deveria estar cansado de saber. Mas por que estou dizendo estas coisas, já que são tão óbvias? Exatamente por isso.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...