quarta-feira, março 18, 2009

Medo de perguntar x Mania de perguntar

Na escola quando o professor explicava algo e você não entendia corretamente, levantava o braço pra perguntar? Pois é, muita gente nunca teve coragem de levantar a mão pra perguntar. E muitas pessoas continuam assim mesmo depois de maduras, com a carreira profissional se desenvolvendo. É mais comum do que podemos imaginar. Os motivos desse medo de perguntar são os mais diversos: timidez, problemas familiares durante a infância, falta de estímulo, insegurança, baixa autoestima ...

Pessoas que têm medo de perguntar vivem com muita angústia, temendo ser ridicularizadas quando demonstrarem desconhecimento sobre algum assunto. Por isso se calam. Mas como diz um antigo provérbio chinês, é melhor perguntar e ser tolo por 5 minutos do que não perguntar e ser tolo pela vida inteira.

Ninguém nasce sabendo. Temos duas formas de aprender: lendo ou absorvendo conhecimento de alguém. E o aprendizado não se dá somente na escola, se dá também em conversas, bate-papos, vendo jornal na TV e mais em uma infinidade de situações. Quem não pergunta, limita bastante suas possibilidades. Perguntando as coisas certas, no momento certo e às pessoas certas poupamos nosso tempo, uma vez que absorvemos um conhecimento já estabelecido e experimentado. E, ao contrário do que muita gente pensa, todo mundo gosta de demonstrar conhecimento. Sendo assim, quando quiser perguntar algo à alguém e estiver com medo dessa pessoa achar ruim, saiba que se perguntar da maneira certa e prestar bem atenção à sua resposta, ela se sentirá excepcionalmente bem em mostrar que conhece o assunto como poucos.

Se encontramos muitas pessoas com medo de perguntar, no extremo oposto existem as pessoas com mania de perguntar. Temos dois tipo de maníacos por perguntar: o exageradamente curioso e o inseguro.

O curioso todo mundo conhece, é aquele que quer saber de tudo, toda hora, com detalhes. É como se estivesse naquela fase em que as crianças perguntam "por que" à todo momento. Pessoas assim, apesar de inconvenientes em algumas situações, geralmente não incomodam. O problema maior são os inseguros.

Neste caso específico me refiro à pessoas inseguras como aquelas que nunca têm confiança pra fazer as coisas sozinhas. Sabe aquele funcionário que você já explicou como fazer uma coisa 200 vezes e quando precisa fazer de novo ele pergunta novamente? Esses são os piores ... Tomam o tempo de todo mundo, exigindo um retrabalho enorme e gerando estresse desnecessário.

O inseguro pode perguntar a mesma coisa várias vezes por dois motivos: ou porque é limitado e não consegue aprender ou então porque não quer ter a responsabilidade de fazer determinada tarefa sem perguntar, visto que uma vez tendo novamente a resposta ele acha que está dividindo a responsabilidade. Se der errado, ele logo vai dizer: "Ai, mas o fulano me disse que era pra fazer assim ...". Estamos cheios de inseguros no mercado de trabalho. Muitos são até bem vistos pelos seus chefes, que mal sabem que por trás de toda aquela "eficiência" tem um coitado que é "alugado" o dia inteiro.

Gerentes, coordenadores, chefes em geral: cuidado com os inseguros! Eles geram retrabalho e atrapalham muito aqueles que realmente são eficientes. Devemos identificar os inseguros rapidamente e tentar fazê-los evoluir. Se não for possível, peça para eles cultivarem sua insegurança em outros ares.

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