segunda-feira, dezembro 29, 2008

Promessas para 2009

É ... chegamos ao fim de mais um ano. Época em que aquelas mesmas mensagens de fim de ano pipocam por todos os lados, cheias de filosofias inspiradoras. Mas, de uma forma ou de outra, este período acaba sendo propício para realizarmos um balanço do que passou e fazermos algumas promessas (a nós mesmos e aos outros).

Em nosso trabalho, durante o ano todo, constantemente temos que ajudar outras pessoas. Da mesma forma, diversas vezes somos ajudados. É essa integração de capacidades, inteligências e habilidades que fazem uma empresa andar. Diante disso, gostaria de convidá-los a fazer 3 promessas para 2009:

1) Prometo que não vou me irritar quando alguém me fizer uma pergunta estúpida, totalmente sem pé nem cabeça, mostrando que sabe muito menos do que deveria saber: ficar irritado com esse tipo de situação não nos faz bem. E pior, o tempo gasto para ficar irritado é muito maior do que aquele necessário para dar uma resposta rápida e objetiva à pessoa, deixando-a totalmente satisfeita. Exemplo: "Estou tentando mandar um e-mail e está dando erro. O endereço de e-mail do cliente é www.cliente.com.br". Explique: "Este endereço que você passou é do site do cliente e não do e-mail dele. Entre em contato novamente e pegue o endereço correto". Pronto: simples e eficiente.

2) Prometo que não vou ser mal-educado com ninguém, mesmo que esse alguém mereça: falta de educação não cabe em nenhum lugar e não resolve nenhum problema, ao contrário, acaba criando outros. Atualmente usamos e abusamos de mensagens escritas, em detrimento às conversas de voz. Mensagens escritas podem ser mal interpretadas por aqueles que as recebem, visto que não há como expressar sentimentos. Desta forma, antes de mandar uma mensagem mal-educada para outra pessoa, leia e releia várias vezes, até que você se acalme. Isso, obviamente, vale também para conversas de voz. Se está nervoso ou irritado com algo, primeiro se acalme, depois converse ou escreva. Com isso, você irá ganhar aliados e amigos que poderão (e com certeza serão) muito importantes para sua vida profissional.

3) Prometo contribuir para a evolução daqueles que trabalham comigo, mesmo que não seja esse o meu papel: quando alguém lhe perguntar algo, ao invés de simplesmente ir lá e fazer a tarefa no lugar da pessoa, "gaste" um tempo explicando à esta pessoa como fazer, pra que fazer e por que fazer. Com isso, você estará agregando novos conhecimentos ao seu colega de trabalho e provavelmente ele não irá encher seu saco perguntando a mesma coisa novamente. Se você não explicar nada, agir como um arrogante, fatalmente terá que fazer o trabalho novamente dentro de alguns dias. Perderá seu tempo e seu bom-humor. Nos dias de hoje não cabe mais aquele pensamento de que a importância de uma pessoa é medida pela quantidade de tarefas que só ela sabe fazer. Isso só irá servir para que ela nunca possa tirar férias, ficar doente e emendar feriados. É fundamental multiplicar o conhecimento. Tenha certeza que todos perceberão o quanto você é bom se fizer isso sempre.

Desejo à todos um 2009 cheio de saúde, paz e sucesso !!!

Nenhum comentário:

Estou lendo ...