sexta-feira, janeiro 23, 2009

Férias de verdade

Nesta época do ano muita gente sai de férias. Uns conseguem a proeza de tirar 30 dias, outros 20, uma semana ... O que importa é que este período seja realmente utilizado para descansar a cabeça e recarregar as baterias. Mas não é todo mundo que alcança este objetivo. Não conseguem se desligar do trabalho, ficam recebendo ligações e respondendo e-mails o tempo todo.

Que todo mundo precisa de um descanso não é nenhuma novidade. A questão é como conseguir um efetivo descanso. Não gosto muito de expor aqui no blog situações pessoais mas neste caso penso que a experiência será proveitosa. Programei desde setembro que iria sair de férias após o Reveillon e voltaria no dia 19/01. Com viagem marcada para o período eu não poderia deixar que situações profissionais me causassem problemas.

Eu também não gostaria que durante a minha viagem houvesse a necessidade constante de me contactarem. Isso não é preguiça nem falta de comprometimento, muito pelo contrário. Esta "ausência" é um direito meu e uma excelente oportunidade para minha equipe amadurecer. Além disso é um exercício de desprendimento. Não ser contactado durante vários dias pode deixar a impressão de que você não é importante para a empresa, que ela pode seguir em frente sem você. Isso é uma tremenda bobagem, primeiro porque toda empresa tem condições de seguir em frente sem qualquer profissional, ninguém é insubstituível. Segundo porque, principalmente em empresas sérias, o fato de uma equipe conseguir manter a qualidade do trabalho sem o líder mostra organização, confiança, capacidade e companheirismo. Mérito do próprio líder!

Diante de tudo isso, desde setembro comecei a me organizar:

1) Passei a tomar nota das tarefas rotineiras sobre as quais tenho responsabilidade. Anotei a periodicidade, o solicitante, o objetivo e como executa-las. Semanas antes da viagem elegi um membro da equipe para cada uma destas tarefas, deixando-os responsáveis pela execução mesmo antes da minha saída para que se surgissem dúvidas elas fossem sanadas mais facilmente;

2) Chequei todas as pendências em relação ao meu trabalho. Procurei resolvê-las. Aquelas que não foram possíveis de finalização, posicionei os interessados. Tarefas novas que eu não conseguiria executa-las antes da saída foram delegadas de imediato;

3) Deixei todos os meus contatos pessoais com minha equipe (e-mail pessoal, celular e telefone fixo do local onde estaria). Combinei que se precisam de mim com muita urgência, deveriam tentar ligar no meu celular. Se não conseguissem, poderiam ligar no telefone fixo. Necessidades importantes mas não muito urgentes, deveriam mandar uma mensagem de texto via celular para que eu entrasse em contato assim que pudesse. Necessidades sem urgência, solicitei que me mandassem mensagem de e-mail, prometendo que iria dar uma olhada pelo menos uma vez ao dia.

Logicamente mesmo com toda esta preparação, fiquei ansioso e até mesmo curioso sobre as chances de sucesso de umas férias bem tranquilas. Mas tudo ocorreu como planejado: a equipe resolveu muita coisa (mas muita mesmo) sozinha, me mandaram algumas mensagens de texto e alguns e-mails, que foram respondidos diariamente. Sem stress para ambos os lados e também sem nenhum prejuízo às atividades da empresa.

Muitos podem ler este artigo e acharem: "Nossa, ele se acha o bom!". Não é nada disso, não sou o bom. Mas sou organizado e principalmente sempre procurei montar minha equipe com pessoas pró-ativas, inteligentes, criativas e responsáveis. Quem planta e cuida da plantação vai conseguir colher um dia!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola... interessante suas promessas para 2009, quanto a terceira opção sou prova de que esta colocando em prática...rs!
Você é muito dedicado e inteligente merece o nosso respeito!

Excelente 2009 para você!

Abco

Grasiele

Estou lendo ...