terça-feira, abril 02, 2013

[Livro] Canalha!, de Fabricio Carpinejar


Por mais que seja necessário estudar e se aperfeiçoar continuamente, me parece que algumas pessoas já nascem com um talento tão grande que as direcionarão para determinada profissão. Fica claro que este é o caso de Fabrício Carpinejar, autor de "Canalha!". Interessei-me pelo autor depois de ouvir elogios ao seu trabalho em revistas, sites e programas de televisão. Elogios totalmente merecidos.

Carpinejar é um daqueles artistas multimídia e multiestilo, mas entre suas especialidades estão as crônicas. "Canalha!" é um livro de crônicas reunidas sobre um tema comum: a canalhice do homem. Confesso que, neste sentido, o livro peca um pouco porque há crônicas que fogem bastante ao tema central. Não que isso configure um problema, afinal quase todas coletâneas sofrem desse "mal". Livros de crônicas são interessantes sob diversos aspectos. Um deles é o fato de que elas são geralmente curtas e independentes, permitindo assim ao leitor consumir o livro em pequenas doses (no banheiro, no trânsito, na sala de espera do dentista, em pequenos intervalos no trabalho, etc.).

"Canalha!" traz crônicas do cotidiano, rápidas, de fácil leitura e muitas vezes bastante divertidas. Impossível não se enxergar dentro da temática de algumas delas, principalmente se você já tiver tido o privilégio de se casar. O relacionamento homem - mulher permeia quase todos os textos.

Enfim, é um livro bem interessante, indicado tanto para leitores que não tenham tanto hábito de ler crônicas quanto para aqueles mais experientes, considerando a riqueza de vocabulário e de estilo de Carpinejar.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...