quarta-feira, abril 10, 2013

[Livro] A semente da vitória, de Nuno Cobra

"Esse livro vai mudar a sua vida!" Quantas vezes você já ouviu essa frase? Acredito que muitas. Eu também, tanto que por causa dela acabei criando uma certa aversão por livros de autoajuda. Se não fosse pela indicação de um amigo o qual prezo muito dificilmente eu leria "A semente da vitória", de Nuno Cobra. Já havia ouvido falar bastante sobre o livro, que vende como água e já está na enésima edição. Um livro que vende tanto pode ser ruim? Pode. Mas não é este o caso.

Para quem não sabe, Nuno Cobra ficou mundialmente conhecido quando trabalhou como preparador físico de Ayrton Senna. Na verdade ele não é somente um preparador físico, muitos o consideram um guru, pois seu trabalho apesar de ser focado no corpo busca algumas outras conquistas no lado emocional e pessoal. O chamado "Método Nuno Cobra" passou a ser bastante conhecido e utilizado por muitos esportistas e empresários famosos.

No livro, Nuno descreve de uma maneira bem simples e recheada de exemplos como funciona o seu método. O que ele sugere, como por exemplo alimentar-se bem e fazer exercícios, convenhamos que não é novidade pra ninguém. A diferença é a forma como ele coloca essas questões, com argumentos bastante convincentes. Seu método inclui também a indicação de que as pessoas devem dormir mais e mais cedo e fazer meditação, dentre outras coisas. Uma dessas coisas me chamou bastante a atenção: o ser humano tem a tendência de pré-ocupação (ou preocupação mesmo), que é aquele sentimento de angústia diante de algum problema cuja solução ou você não é capaz de dar ou se é capaz não naquele momento. De que adianta então ficar estressado com uma coisa que naquele momento você não pode fazer nada?

Algumas das colocações do livro soaram para mim como um certo exagero. Não Sr. Nuno, eu não vou deixar de tomar minhas cervejinhas no final de semana. Não Sr. Nuno, sinceramente não dá para eu dormir 21:30h todos os dias. Mas isso não invalida em nada a mensagem que o autor quis passar. Aprendi muitas coisas que vou tentar levar comigo daqui pra frente. Indico a leitura de "A semente da vitória" a todos, sem medo de errar. Principalmente àqueles que andam (ou andavam) estressados com qualquer coisa e achando que não são capazes de melhorar a própria vida.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...