terça-feira, março 05, 2013

[Livro] Contos de amor, de loucura e de morte - Horácio Quiroga

"Contos de amor, de loucura e de morte" é uma coletânea de contos focados focados nos três temas descritos pelo título. Eu, particularmente, não gostei desse tipo de organização. Prefiro coletâneas que, mesmo sendo de um mesmo autor, tratem de assuntos diversos, deixando a leitura mais estimulante e divertida.

Mesmo assim, a obra tem suas qualidades. Ainda não havia lido Horácio Quiroga e me surpreendi positivamente. Utiliza um vocabulário rico mas sem espaço para preciosismos, tornando a leitura agradável e permitindo um ritmo bom. 

Não me lembro exatamente onde li uma observação sobre contos que me marcou profundamente: para ser um bom conto, ele deve surpreender o leitor no seu final. Acredito que essa afirmação seja um tanto quanto controversa pois já li contos de autores consagrados e que não tinham essa característica. Independente disso, para o meu próprio controle de qualidade de contos, acabei tomando isso como verdade.

A verdade é que nem todos os contos inseridos nessa coletâneas conseguiram me surpreender ao seu final. Estes realmente me agradaram bastante. Divertidos também os contos em que o autor dá "voz" a animais, com seus próprios problemas e agruras do dia a dia. Alguns outros contos, apesar de primar pela qualidade estética e literária, não empolgam. 

Nenhum comentário:

Estou lendo ...