segunda-feira, janeiro 07, 2013

[Scrum] Treinamentos e Consultoria


Um dos maiores problemas enfrentado na área de desenvolvimento de software é reagir de forma adequada às constantes mudanças dos requisitos funcionais dos usuários. É muito comum a situação em que um software que acabou de ser entregue já não atenda às necessidades do cliente, gerando retrabalho, desmotivação e perda financeira.

Buscando minimizar esse tipo de problema, há anos a comunidade do desenvolvimento de software vem buscando soluções que possam amenizá-lo. Uma delas, o Scrum, tem alcançado alto nível de adesão e mostrado resultados realmente satisfatórios. Naturalmente, nem o Scrum, e nenhuma outra metodologia, se propõe a resolver todos os problemas, o que é definitivamente impossível. Mas, aplicado no ambiente correto e da forma adequada, pode efetivamente gerar aumento de produtividade e satisfação, tanto da equipe desenvolvimento quanto dos stakeholders.

Segundo a definição encontrada no Wikipedia, o Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software. Apesar de a palavra não ser um acrônimo, algumas empresas que implementam o processo a soletram com letras maiúsculas como SCRUM. Isto pode ser devido aos primeiros artigos de Ken Schwaber, que capitalizava SCRUM no título.Scrum não é um processo prescribente, ou seja, ele não descreve o que fazer em cada situação. Ele é usado para trabalhos complexos nos quais é impossível predizer tudo o que irá ocorrer. Apesar de Scrum ter sido destinado para gerenciamento de projetos de software, ele pode ser utilizado em equipes de manutenção de software ou como uma abordagem geral de gerenciamento de projetos/programas.

Buscando disseminar a cultura do Scrum e permitir que mais empresas possam conhecê-lo, estou disponibilizando para Ribeirão Preto e região, projetos de treinamentos e consultoria (segunda à sexta no período noturno ou aos finais de semana) sobre o framework. Tenho certificação CSM pela Scrum Alliance e vivência prática em projetos de grande porte. O treinamento pode ser realizado em 16 horas no formato in company e é indicado para desenvolvedores, analistas, gerentes de projeto e demais pessoas envolvidas em todo o processo. Após o treinamento pode ser realizada consultoria pontual para garantir a efetividade dos resultados. Aos interessados, favor entrar em contato pelo email tarcmello@hotmail.com 

Para conhecer um pouco mais de Scrum sugiro o excelente site InfoQ Brasil (www.infoq.com.br). Abaixo alguns links alguns dos muitos artigos sobre o tema:

http://www.infoq.com/br/minibooks/scrum-xp-from-the-trenches

http://www.infoq.com/br/presentations/devinrio-juan-bernabo

http://www.infoq.com/br/news/2011/10/Known-vs-Unknown

http://www.infoq.com/br/news/2012/01/7opcoes-para-evitar-interrupcoes

Nenhum comentário:

Estou lendo ...