quinta-feira, abril 14, 2011

[Livro] Textos fundamentais, de Daniel Coleman (org.)

É possível que um livro que o leitor demorou mais de um ano para terminá-lo seja bom? Sim, é possível. Mas este, definitivamente, não é o caso de "Textos fundamentais".

Adquiri esse livro porque gosto de temas como gestão de pessoas, equipes, administração. Entendi bem a ideia proposta, disponibilizar resumos e análises curtas sobre os mais influentes livros de negócios de todos os tempos. Meu objetivo era conhecer, mesmo que superficialmente, a ideia de autores tão renomados para que, se me interessasse por algo, fizesse a leitura da obra em si.

É preciso fazer justiça que este não é um livro para ser lido em uma sentada, nem em duas, em três. Classifico-o como uma obra de referência, daquelas para se ter na mesa do escritório ou na estante e utilizá-la em pesquisas.

Mas a verdade tem que ser dita, o livro é ruim. A grande maioria dos livros analisados foi publicada há muitos anos atrás (muitos mesmo). Mas são estes os livros mais influentes, diriam os defensores. Concordo, mas poderia haver uma mescla maior com livros mais atuais. O mundo mudou, e não foi pouco. A tradução é simplesmente horrível! Algumas frases simplesmente não dizem nada. Outras ficam confusas, praticamente ilegíveis. Por fim, nas análises das obras a mesma coisa é dita várias vezes de forma igual ou muito semelhante. Enrolação pura.

"Textos fundamentais", na minha opinião, não serve nem para ocupar espaço na estante: é caríssimo e existem muitos outros livros tão ruins quanto ele, mas mais baratos e mais grossos.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...