quarta-feira, setembro 22, 2010

[Conto] A falta que um beijo faz

     Após ser carregada, a carreta de mais de vinte metros iniciou sua vagarosa viagem em direção ao seu destino: uma grande obra no interior do estado. Levava consigo enormes tubos de aço que seriam utilizados em um gasoduto.

     Ele estava casado há oito anos, tinha uma filha de cinco. O emprego, apesar de lhe render um salário razoável, não o motivava mais. O relacionamento com a esposa já dava sinais de esfriamento. Mesmo assim tocava a vida em frente, conformado com a situação, sentindo-se até um pouco culpado com aquilo tudo. Filho de pai funcionário público e mãe dona de casa, nasceu há trinta e dois anos naquela mesma cidade. Teve uma infância tranquila, o que combinava muito com seu jeito de ser. Desde jovem caracterizava-se por ser uma pessoa amável e do bem, evitando confusões a qualquer custo. Filho obediente e aluno mediano, nunca gerou maiores transtornos aos pais, ao contrário de seu irmão mais novo, que tinha o gênio totalmente diferente, vivendo a vida intensamente sem se preoucupar com as consequências.

     Chegou em casa por volta das dezenove horas. Aliás, esse era um dos motivos das discussões constantes com a mulher. Dedicava-se muito ao trabalho e pouco à família, dizia ela. Estava cansado e foi logo para o banho, após trocar no máximo umas cinco palavras com a filha. Para a mulher, somente um olhar e um cumprimento com a cabeça. Ainda gostava dela, sentia um carinho imenso. Mas aquela não era a vida que tinha planejado para si mesmo. Sonhara com uma vida mais requintada. Não queria chegar em casa e encontrar sua mulher vestida com uma bermuda surrada e chinelo de dedo. Sabia que ela não era a única culpada por aquela situação. Aliás, ela nem era a mais culpada. Sentia-se mal em tratá-la assim, mas de alguma maneira enxergava nisso a própria infelicidade.

     A esposa aguardava pacientemente no sofá o marido terminar o banho para lhe contar a boa nova: havia conseguido um emprego. Tudo bem que não era um emprego daqueles: assistente de manicure, meio período. Mas era um recomeço depois de ter parado de trabalhar logo que a filha nasceu. O chuveiro foi desligado, deu um tempo. Já tinha até ensaiado a maneira como falaria, destacando as vantagens de um dinheiro a mais em casa e principalmente a oportunidade dela sair de casa, ocupar a cabeça, conhecer gente nova. E nada dele aparecer. A novela terminou. Foi até o quarto e o encontrou deitado na cama, dormindo e roncando.

     Acordou bem cedo no dia seguinte, como de costume. Preparou o café e aguardou pacientemente o marido na cozinha, a fim de finalmente conversarem sobre o novo emprego. Ele entrou na cozinha, de forma atabalhoada, dizendo que estava atrasado, que naquele dia precisava chegar mais cedo. Ela então percebeu que não seria o momento adequado. Ficou quieta no seu canto, comeu um pedaço de bolo e foi até o quarto arrumar a cama. No corredor, encontrou com a filha que acabara de se levantar. Depois de alguns minutos ouviu o marido gritar da sala que já estava indo trabalhar. Ela gritou de volta, pedindo ao marido que esperasse um pouquinho, queria dar-lhe um beijo antes de sair. Guardou os travesseiros no guarda-roupa e foi até a sala. O marido já tinha saído, não esperou pelo beijo.

     O trânsito estava infernal. Ele resolveu fazer um caminho alternativo, passando pela rodovia. Ao entrar na pista dupla, visualizou à sua frente uma grande carreta transportando tubos de aço. Não deu tempo de desviar quando um dos tubos se soltou e caiu bem na sua frente. O impacto foi violento e fatal. Não deu tempo de entender que aquele beijo poderia ter salvado sua vida.

2 comentários:

Izis Filipaldi disse...

Tarcísio, eu acredito muito nisso que você mostrou nesse texto. Às vezes estamos tão apressados que não damos valor para as simples coisas do dia-a-dia.
E acontece também de evitar fatalidades como essa do texto, simplesmente com um gesto, um sinal vermelho por exemplo ou um telefone que toca no momento que você está saindo de casa... e por aí vai.

Continue nos presenteando com seus textos!
Abraços

Tarcísio Mello disse...

Oi Izis, realmente esse é um assunto que muitas vezes damos pouca importância mas que pode mudar nossas vidas. Obrigado pelos elogios.

Estou lendo ...