sexta-feira, junho 06, 2008

A Era da Turbulência, de Alan Greenspan



Finalmente acabei de ler o livro "Alan Greenspan : A Era da Turbulência - Aventuras em um Novo Mundo". Escrevo "finalmente" não pelo livro ser muito ruim e sim pelo tempo que levei do início ao fim. Essa demora se deve em parte à questões pessoais, falta de tempo, etc. Deve-se também ao fato de que é um livro que precisa ser lido com atenção e concentração.

Eu, assim como a grande maioria da população, sou leigo em Economia. Até leio alguns artigos e assisto noticiários na TV, mas pára por aí. Fiquei com receio de comprar este livro, imaginando que ele pudesse ser muito técnico. Mesmo assim resolvi encarar.

A obra é dividida basicamente em 3 partes : história pessoal de Greenspan, seu trabalho no FED (Banco Central Americano) e análise do mundo atual. A primeira parte, apesar de não agregar muito, é bastante interessante e até divertida. Mostra por exemplo, que uma pessoa de mente brilhante já se mostra brilhante desde pequeno. Já a segunda parte, referente ao período que Alan foi chairman do FED, confirmou minhas expectativas. De leitura difícil e com muitos números e termos técnicos, deixa o leitor leigo cansado. A terceira e última parte, apesar de também um pouco cansativa em alguns trechos vale a pena ser lida pois nos dá uma visão interessante de muitos assuntos atuais.

Resumindo, é necessária alguma coragem e força de vontade para chegar até o fim, mesmo porque o livro é grande (616 páginas). De qualquer forma eu recomendo àqueles que buscam esse tipo de informação.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...