quinta-feira, maio 15, 2008

Aprendiz 5



Na semana passada estreou na Record a quinta edição do Aprendiz, reality show onde o empresário Roberto Justus seleciona dentre os 16 participantes quem será seu novo sócio em uma de suas empresas.

Este programa é a versão brasileira do reality americano, apresentado por Donald Trump. Acompanho o programa desde seu primeiro ano de exibição. É uma forma bem interessante de sabermos como um empresário desse porte toma suas decisões, analisar a interação com seus consultores e com os candidatos.

Obviamente, por se tratar de um programa de TV, existe uma certa teatralização. Roberto Justus, já conhecido pelo seu estilo único, muitas vezes exagera nas críticas e nos trejeitos. Atualmente só se fala em liderança, formas de cobrança de equipe, etc. Não é sempre que Justus, no programa, segue estas regras. Não raramente se mostra mal educado e grosseiro. Faz parte do show !

Outra visão importante que podemos ter ao assistir o Aprendiz é sobre os candidatos. Nesta edição os 16 participantes foram selecionados dentre os mais de 15.000 inscritos. Não há como negar ou discutir o potencial de cada um deles, afinal passaram por uma seleção minuciosa. Mas a verdade é que, ao acompanhar os episódios, podemos perceber que apesar de extremamente preparados profissionalmente todos eles cometem falhas, às vezes grotescas. Mostram-se despreparados e inseguros muitas vezes. Tomam decisões erradas. Usam argumentos falhos.

Muitas vezes nos comparamos com profissionais de destaque e temos aquela visão de que são super-heróis. Que não erram, que têm solução pra tudo. As coisas não funcionam bem assim. Logicamente que, quanto mais preparado e com mais experiência, uma pessoa tem maiores condições de fazer a coisa certa, na hora certa e do modo certo. De qualquer forma, todos são humanos e como consequência, não estão imunes a erros. A diferença do competente com o incompetente é que o primeiro aprende com os erros e evolui. O segundo persiste nos erros, não evolui, passa a vida inteira torcendo para que algo caia do céu.

Fica como sugestão a todos acompanharem o Aprendiz 5. Apesar do horário de exibição ser muito ruim (por volta das 23h, às terças e quintas), vale a pena a espera. É impossível não desligar a TV e pensar um pouquinho em nossa vida profissional ao deitar a cabeça no travesseiro.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...