sexta-feira, julho 25, 2008

Livro: Economia sem truques



Finalizei a leitura do livro Economia sem truques, dos autores Carlos Eduardo S. Gonçalves e Bernardo Guimarães. Não me lembro exatamente onde eu vi pela primeira vez a indicação deste livro mas a verdade foi que me animei bastante quando li sua sinopse. Os autores se propoem a ensinar economia sem usar os termos técnicos e jargões da área. Um comentário mostrado sugere que o livro seja o "Freakonomics brasileiro", se referindo à obra americana de bastante sucesso.

A realidade é que, apesar de não fugirem ao que prometem, o livro se mostra bastante confuso, chegando a ser "bagunçado". O mesmo tema é tratado em vários capítulos, retomando muitas vezes tópicos já demasiadamente citados. Há citações de assuntos em um capítulo, dizendo que serão desenvolvidos posteriormente. Isso torna a leitura cansativa, sem uma linha lógica de raciocínio. Os exemplos usados são realmente interessantes, mas cabem mais como curiosidade do que para fixar as idéias.

Creio que os autores exageraram no grau de informalidade. Obviamente é interessante que surjam obras que tratem de temas como Economia de uma forma leiga. Mas existem coisas que não combinam muito. Economia é uma área que necessita de alguma base teórica para que as coisas se encaixem. Exemplos e explicações podem até contribuir de alguma forma para o conhecimento das pessoas, mas no final a sensação é que não se aprendeu nada de diferente.

O livro é muito curto, com poucas páginas. Penso que um pouco mais de conteúdo teórico não iria lhe fazer mal. Ajudaria na compreensão e realmente traria algum aprendizado ao leitor. Não sei qual exatamente foi o público almejado pelos autores. Pessoas que são acostumadas a ler (livros, jornais, revistas, etc) terão a tendência de achar o livro amador demais.

Resumindo, se você tiver tempo de sobra e uma graninha disponível (o preço do livro não é alto) até vale a pena. Mas tem coisa muito melhor disponível.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...