segunda-feira, novembro 05, 2007

O Brasil fica na África

Na revista Veja desta semana foi publicada uma reportagem interessantíssima. Aborda uma pesquisa realizada com 1.000 brasileiros de várias cidades. Um mapa múndi era mostrado a cada pessoa e solicitado a ela que indicasse onde ficam alguns países, dentre eles o Brasil. Para o espanto dos pesquisadores, meu espanto e provavelmente o espanto de vocês que estão lendo, metade (isso mesmo, 50% !!!) dos brasileiros ou não sabiam onde fica o Brasil ou indicaram outro lugar. O principal local escolhido para aqueles que não sabem que ficamos na América do Sul foi a África. É isso mesmo : para muitos brasileiros o Brasil fica na África (sendo que alguns deles indicaram um país sem contato com o mar, interessante né ? Onde ficariam nossas praias ?).

Nesta mesma pesquisa poucos brasileiros souberam localizar os EUA, o Japão, França, etc. Também, se mal sabem localizar o Brasil imagine outros países.

Em um artigo que publiquei logo no início deste blog (http://pessoailtda.blogspot.com/2006/04/cultura-til.html) escrevi um pouco sobre essa questão da cultura de um indivíduo. Eu sempre achei que toda e qualquer pessoa deve buscar informações do cotidiano, política, economia, esporte, etc. Ninguém precisa ser especialista em nada, mas é muito bom saber um pouco de muita coisa.

Na minha opinião, é inadmissível que metade dos brasileiros não saiba localizar o próprio país em um mapa. Fico imaginando o que mais estas pessoas não conseguiriam fazer. Que nossas escolas estimulam apenas a decoreba não é novidade. Mas uma pessoa adulta deve investir em si própria. E hoje em dia não é difícil, temos revistas, livros, jornal, televisão, rádio, internet.

Pode até ser que a parcela da população mais pobre não tenha acesso a livros e revistas. Mas o que falar da televisão então ? Falam muito que a TV é um meio de comunicação que torna a pessoa passiva, ou seja, ela apenas recebe informação, não interaje. Até aí tudo bem, mas o que se percebe é que poucas pessoas têm capacidade de interpretar uma notícia de um telejornal. Não conseguem se interessar por uma notícia. Não estão preocupadas em adquirir novos conhecimentos.

O que me deixa mais preocupado ainda é saber que a situação tende a piorar. Os nossos jovens, mesmo aqueles que estudam nos melhores colégios, estão se mostrando alienados quanto à cultura geral, se interessante apenas por assuntos de seu interesse direto e pessoal.

Um comentário:

Unknown disse...

Triste, a situção do povo brasileiro.

Estou lendo ...