segunda-feira, novembro 26, 2007

Critérios de comparação : Tiago Pereira



Nos últimos dias foi confirmada a mais nova estrela do esporte brasileiro : o nadador Tiago Pereira. Ele venceu algumas etapas do Campeonato Mundial de Natação em piscina curta além de bater o recorde mundial em uma das provas. Tem mostrado uma evolução muito grande ao longo do tempo e não há dúvidas que será um dos melhores nomes do Brasil em Pequim 2008.

Não tenho nada contra o Tiago, muito pelo contrário : acho é um atleta fora-de-série. O que vem me incomodando é a forma com que a imprensa vem divulgando suas conquistas. O Brasil é um país que precisa de ídolos. Tanto o povo quanto a imprensa, para que dê Ibope em suas transmissões, vendam jornais, etc, etc.

Em todos os noticiários sempre se fala, mas sem explicar bem, que o recorde e as recentes conquistas se referem à provas em PISCINA CURTA, ou seja, a piscina NÃO-OLÍMPICA, de 25m. Como o próprio nome diz, nas Olimpíadas as provas são em piscinas olímpicas, de 50m. Aí que vem a questão : os principais nadadores do mundo preferem competir em provas em piscinas olímpicas e não em piscina curta. Um exemplo é Michael Phelps, concorrente de Tiago em várias provas e sem dúvida o maior nadador da atualidade.

Diante disso, pessoas mal informadas já pensam que Tiago estará concorrendo ao ouro em Pequim. Mero sonho ... Michael Phelps (e outros nadadores tops de linha) não participaram dessas provas que Tiago ganhou recentemente. Se ele melhorar muito em piscina olímpica, quem sabe lhe sobre um bronze.

Aí vem a questão : o que vale mais a pena ? Competir nas provas realmente de elite, buscando colocações intermediárias no início ou em provas de segunda categoria e vencer, ganhar dinheiro, ficar famoso (pelo menos no Brasil) ? O brasileiro, em geral, gosta de se comparar com quem está abaixo dele, não em quem está acima. Isso serve para o esporte e para a vida profissional também.

Quantas vezes já nos pegamos orgulhosos em saber que somos o melhor funcionário do departamento. Mas nunca nos fazemos a pergunta : o nível do departamento que sou o melhor funcionário é bom ? Devemos mirar em profissionais realmente bons e não nos comparar com a mediocridade.

Na minha opinião Tiago Pereira tem talento mas deveria o mais rápido possível ir competir em provas de primeira linha, mesmo que fique longe do pódio no começo. Com os nadadores que terá a sua frente a sua chance de melhorar é grande. Senão será mais uma decepção em Pequim para aqueles que pensaram que ele estava entre os realmente melhores.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...