sexta-feira, novembro 16, 2007

Orkut : vilão ou aliado ?

Eu concordo com muita gente que diz que a internet é apenas um meio para criminosos cometerem seus crimes. Ela não é a CAUSA dos crimes. Um criminoso continuaria cometendo seus delitos mesmo que a internet nunca tivesse existido. Obviamente, com a tecnologia novos crimes são criados, o que é mais do que natural da mesma forma que a tecnologia ajuda a combatê-los.

Tomemos o exemplo do Orkut. Vários pais se descabelam toda vez que ouvem notícias sobre crimes praticados através de informações divulgadas no Orkut. Se desesperam achando que seus filhos podem ser a próxima vítima.

Primeiramente cabe lembrar que hoje em dia os pais andam se abstendo da responsabilidade de educar seus filhos. Da mesma forma que os pais de antigamente precisavam saber onde seu filho ia quando saída de casa, hoje em dia é importante saber que tipo de acesso seu filho faz da internet. Ou seja, temos que ser pais presentes tanto na vida real quando na vida virtual de nossos filhos.

Além disso é importante usar a internet como um apoio nessa atividade importante de acompanhamento dos filhos. Voltando ao exemplo do Orkut, pais preocupados com seus filhos façam o seguinte :

a) Se ainda não têm um perfil no Orkut, criem-no;

b) Adicione seu filho como amigo e façam ele aceitá-lo (rs);

c) Tire alguns minutos para navegar pelo perfil do seu filho : amigos, amigos dos amigos, scraps, comunidades, mensagens nas comunidades, etc, etc, etc.

Você vai ver que nunca conseguiria obter tanta informação sobre seu filho de outra forma. Vai descobrir coisas que ele nunca iria te falar ou por falta de coragem ou por achar que não lhe interessa mesmo.

Existem coisas na vida da gente que não adianta lutarmos contra. A internet veio pra ficar e as crianças e jovens estarão cada vez mais antenados com essas novidades. Cabem aos pais, ao invés de ficarem culpando a internet por terem perdido o controle dos filhos, passarem a fazer parte também da vida virtual deles, usando as ferramentas disponíveis como aliadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Verdade, não adianta lutar contra as novidades, principalmente contra o que é interessante. Mas a questão não é se o orkut é vilão ou não e sim a internet. Nela a criança, o adolescente, pessoas em geral, encontram muita novidade, curiosidade, situações com as quais talvez jamais se deparariam na vida real. O mundo é o mesmo, seja virtual ou real. O virtual apenas apresenta o mundo real, informa tudo aquilo (ou quase tudo) que estamos curiosos, interessados em saber, em adquirir, em entrar em contato. Cabe aos pais a educação de seus filhos. Cabe a eles o cuidado constante em sempre verificar o que seu filhos fazem na net, que tipo de informação mais os interessa e se estão sendo influenciados pelas coisas negativas. Nada mudou, a vida é a mesma com os mesmos problemas, mesmo medo, mesma insegurança. A informação é que está vindo mais rápida e cada vez mais cedo às cabecinhas de nossas crianças. Mas, a net não substitui o diálogo que os pais devem ter com seus filhos. Ao contrário, agora temos que agir com a mesma velocidade em que as informações chegam. Proibir é pior. Orientar continua sendo o melhor caminho para uma boa educação.

Estou lendo ...