sexta-feira, julho 06, 2007

O juiz e o trabalhador descalço

Todos devem ter visto a notícia ou ouvido falar do caso do juiz do trabalho que cancelou uma audiência pelo fato do homem envolvido estar vestindo chinelos. O juiz se justificou dizendo que "o calçado era incompatível com a dignidade do Poder Judiciário". A audiência foi remarcada.

Obviamente a situação gerou comentários e várias críticas. O homem explicou que foi de chinelos simplesmente pelo fato que não tinha sapatos. Com situação financeira difícil, com esposa e filhos e desempregado, não tinha dinheiro para comprá-los.

O juiz, vendo-se criticado, aguardou o homem na data da audiência remarcada com um par de sapatos de presente. Clara tentativa de tentar reparar os danos à sua própria imagem junto ao público. O homem se recusou a aceitar o presente. Já estava usando um par de sapatos, emprestado de seu sogro.

Toda essa situação nos leva a refletir. Quantas vezes nos colocamos dentro da empresa em um pedestal, se achando mais importante ou mais "digno" que os outros funcionários ? Quantas vezes tratamos de forma desrespeitosa ou displicente alguém que vem falar conosco ?

Temos que estar atentos a isso pois, como vimos no caso citado acima, nem tudo dá pra ser "consertado" depois. Quando tratamos com seres humanos temos que estar cientes que todos temos sentimentos, orgulho, etc. E, mais cedo ou mais tarde, se não tratarmos todos bem seremos vistos na empresa como uma pessoa ruim. Mais cedo ou mais tarde, apesar dos ótimos resultados profissionais estarem sendo elogiados pela diretoria, seremos demitidos por "falta de clima".

Pra finalizar, o juiz disse que "o calçado era incompatível com a dignidade do Poder Judiciário". Dignidade ? Judiciário ? Diante dos últimos acontecimentos, parece uma piada. E de mau gosto.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...