segunda-feira, dezembro 12, 2011

Publicação em coletânea de contos

Como muitos já sabem, além de ler gosto também de escrever. É óbvio que trata-se de uma atividade amadora, sem muitas aspirações. Fiquei muito satisfeito quando em agosto de 2010 tive um dos meus contos aprovados para ser publicado em uma coletânea .

Acabei divulgando a notícia entre amigos, publicando no blog, Twitter, etc. Era natural que as coisas demorassem a acontecer, afinal havia vários autores envolvidos e existe uma burocracia imensa para conseguir publicar um livro. Mas ... algum dia iria sair o livro. Ou não ?

A verdade é que um ano e meio depois nada de livro, e nada de nada. Tentei buscar informações no blog Na Ponta dos Lápis que promoveu o concurso. Sem sucesso. Consegui contactar, através do Twitter, Leonardo Schabbach, responsável pelo blog e pela promoção. Para minha surpresa, me relatou que não consegue há muito tempo contato com a editora que ficara responsável pela publicação. Existe contrato assinado, inclusive com os autores.

Fica difícil saber exatamente o que aconteceu. De qualquer maneira, vejo a situação toda como uma falta de respeito àqueles que confiaram no blog e na editora. É decepcionante. No mínimo, deveria haver maior preocupação em comunicar o que aconteceu e o que está acontecendo. Estou postando isso para, além de expressar minha indignação, dar uma satisfação aos amigos que compartilharam comigo a felicidadade de uma primeira publicação.

3 comentários:

Leonardo Schabbach disse...

Acho que você tem todo o direito de reclamar, todo o direito mesmo. Agora, eu também fico puto com o que a editora fez, ainda tento entrar em contato com eles.

Tive um trabalho do cão para selecionar os contos, revisar os contos, encher o saco dos autores para mandarem os contratos. E aí a editora não respondeu. Ou seja, eu tive um trabalho MONSTRUOSO, acha mesmo que eu iria simplesmente largar depois disso?

Como falei, entendo que você fique irritado, como eu estou, mas sinto-me no direito de ficar extremamente ofendido com a postagem, já que eu, mais do que qualquer um, trabalhei MUITO para produzir a coletânea e até agora não pude lançá-la.

Um abraço,
Leonardo Schabbach

Tarcísio Mello disse...

Leonardo, não se sinta ofendido. Não coloquei nenhuma ofensa a sua pessoa e nem tenho motivos para isso. Tentei ser educado, apesar de sincero.

Só acho que um pouco mais de comunicação teria ajudado. Avisar os autores sobre o que havia acontecido, nem que fosse por um post no blog. Ficamos sem saber de nada e esperando ...

Minha intenção com o post foi apenas a de esclarecer o que aconteceu a todas as pessoas com as quais dividi a notícia da publicação meses atrás.

Por favor, não leve para o lado pessoal. Abraço.

Leonardo Schabbach disse...

É que eu tive um trabalho MONSTRO mesmo. Então posso te afirmar, ninguém quer mais que eu fazer a antologia depois de trabalhar horas e horas nela. Seleção de capa, revisões, contratos e etc...

Só que não recebi resposta, e no último mês tenho lançado o meu livro de ficção, então isso tem consumido muito tempo. Enfim, eu sei como é. Mas também posso te dizer. Tive um texto aprovado para uma outra coletânea, da mesma editora, faz mais tempo do que o Alétheia, e a antologia também ainda não saiu, creio que não irá sair, pelo jeito.

Ainda tento ver o que fazer. Na pior das hipóteses publico eu mesmo, pessoalmente, pela minha editora, que abri tem pouco tempo. Enfim, é um caos só - e depois de tanto trabalho, fico atordoado também.

Abraço,
Leonardo Schabbach

Estou lendo ...