segunda-feira, agosto 08, 2011

Você é insubstituível, seu trabalho não!

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer "você é insubstituível"? Quando o contexto da frase refere-se ao ambiente profissional, geralmente ela é usada para dizer que uma determinada pessoa é extremamente importante para a empresa onde atua. Muitas vezes deseja-se dizer que a empresa não é nada sem aquela pessoa, que se um dia ela for buscar novos ares as coisas não seguirão bem por aqueles lados.

Muitos criticam pensamentos como esse, argumentando que poucas empresas fecharão suas portas pelo simples fato de que um profissional, por mais importante que seja, vá trabalhar em outro lugar. Estes diriam "ninguém é insubstituível". Eu, particularmente, sou partidário da primeira abordagem. Eu realmente acredito que todos são insubstituíveis. Mas cabe aqui uma explicação e principalmente uma reflexão.

Quando digo, por exemplo, que ninguém poderia me substituir em meu emprego atual, não estou me supervalorizando nem tão pouco me achando um profissional acima dos outros. O que quero dizer é que ninguém é igual a ninguém, de modo que nenhuma pessoa no mundo faria o meu trabalho da maneira como eu faço. Eu tenho meu jeito de falar com os subordinados e também com os superiores. Tenho minha forma de enxergar as coisas, de atacar um problema, de organizar uma reunião. Muitos poderiam fazer tudo isso melhor do que eu. E pior também. Mas igual, nunca! Nesse sentido, definitivamente é natural afirmar, com toda a convicção: eu sou insubstituível.

Entretanto, muitas vezes essa insubstitualidade (será que existe essa palavra?) é vista de forma enganosa, no sentido de que realmente uma empresa passaria maus bocados quando perdesse um funcionário. É claro que, sem dúvida alguma, existem profissionais que são de extrema importância para as empresas onde trabalham, seja pela capacidade técnica e humana ou mesmo pelo conhecimento que tem de como as coisas funcionam. Mas, salvo raras exceções, por mais que a empresa sinta a falta de alguém que por lá esteve durante muito tempo, dificilmente ela irá à falência por causa disso. Da mesma forma que pessoas se adaptam diante das adversidades, empresas também o fazem. E eu diria mais, mudanças muitas vezes são benéficas e essenciais, à despeito de uma dificuldade inicial. É através delas que novos talentos surgem, novas ideias se desenvolvem, os pensamentos e atitudes se renovam.

Todos devemos nos preparar para que, mesmo fazendo um excelente trabalho, algum dia possamos ser substituídos por alguém que mesmo não fazendo melhor, fará diferente. E, depois de algum tempo, poucos sentirão falta do nosso trabalho. Mas muitos continuarão, por muito tempo, sentindo a falta da maneira como fazíamos este trabalho.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...