sexta-feira, junho 24, 2011

[Livro] Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

Eu sempre tive dificuldade em responder a pergunta: Qual é o melhor livro que você já leu? Não tenho mais, posso afirmar com toda a certeza que Orgulho e Preconceito foi o melhor livro que já li.

Escrito no século XVIII e retratando a sociedade inglesa daquela época, o livro é um dos maiores clássicos da literatura mundial. A história principal gira em torno de uma família focada em arrumar casamento para suas filhas. Com personagens curiosos e inteligentes, Austen nos permite conhecer como funcionavam as relações pessoais naquele século. É curiosíssimo e delicioso ver como as coisas e preocupações mudaram no decorrer do tempo. Sem televisão, internet e outras modernidades, as pessoas usavam seu tempo em atividades hoje infelizmente esquecidas e desvalorizadas. Passavam longas horas simplesmente conversando, ouvindo e tocando música, organizando e participando de bailes, apreciando a natureza e refletindo sobre a vida.

Nunca apreciei o estilo de escrita baseado em muitos diálogos. Também acho enfadonho excessivas descrições de ambientes e de pessoas, recurso que muitos autores usam para substituir a falta de talento e para fazer o romance render mais páginas. Orgulho e Preconceito me fez refletir e reforçar minhas opiniões sobre estes dois pontos, embora sob diferentes aspectos. A qualidade e riqueza dos diálogos escritos por Austen são arrebatadores. Sem perceber acabamos imersos pelo vocabulário rico, palavras bem escolhidas e a detalhada análise humana e social existente. A profundidade psicológica das personagens Elizabeth e Mr. Darcy enriquecem de forma ímpar a cultura de quem lê este romance.

Existem clássicos da literatura que leio apenas para conhecê-los, para ter contato com algum estilo ou autor renomado. Não vejo a hora de terminá-los pois muitas vezes não há prazer na leitura. Com Orgulho e Preconceito não tive esse problema. Mesmo ciente de que se tratava de uma obra reconhecida através dos tempos, acabei tão empolgado e motivado com tudo que não dava vontade de parar. O texto, apesar do riquíssimo vocabulário, não é difícil, plenamente viável a todas as categorias de leitores. Se ainda não leu, não perca mais tempo.

2 comentários:

Daniel Ribeiro disse...

Fala meu querido! Já que você gosta tanto de literatura, entra na rede social O Livreiro, muito com bater um papo com o pessoal por lá.

http://www.olivreiro.com.br

Tarcísio Mello disse...

Olá Daniel. Realmente gosto bastante de literatura. Já ouvi falar de "O Livreiro" mas há muito tempo que não acesso. Vou dar uma olhada ! Uma rede social literária que costumo usar é o Skoob, conhece ?! Abraço e obrigado pela visita.

Estou lendo ...