sexta-feira, maio 13, 2011

[Livro] Boa Ventura!, de Lucas Figueiredo

Lembro-me de uma brincadeira da época do colégio em que falávamos que a caravela de Cabral deveria ter afundado no meio do Atlântico para que os britânicos tivessem descoberto o Brasil; pelo menos não precisaríamos ter aulas de Inglês. Ou pelo menos a Espanha; não seríamos os únicos a falar a língua de Camões em nosso continente.

Mas não teve jeito. Foram mesmo os portugueses que descobriram o Brasil. E depois de ler este livro, posso dizer com toda a certeza: infelizmente foram eles.

Nada contra, obviamente, nossos queridos irmãos lusitanos. Nada contra principalmente os portugueses de hoje em dia, que porventura podem ler o que estou escrevendo aqui e se sentirem ofendidos. Definitivamente não é o meu objetivo. Mas uma verdade não pode ser negada: Portugal conseguiu desperdiçar uma das maiores riquezas da história da humanidade, jogando no lixo um futuro promissor tanto para sua própria pátria quanto para o nosso querido Brasil baronil.

Lucas Figueiredo fez um trabalho primoroso. Seu livro é extremamente bem documentado, com referências bibliográficas a cada capítulo! Possui também fotos incríveis e mapas de época interessantíssimos. Trata-se de uma obra deliciosa para aqueles que, como eu, acreditam que não é possível entender o presente e planejar o futuro sem conhecer o passado. O bom é que Lucas conseguiu repetir o feito de outros autores de livros históricos recentes: escreveu de forma incisiva, baseado em um monte de dados mas sem se tornar chato e monotóno. Quem dera todos os livros didáticos de História do Brasil fossem assim.

A realeza portuguesa apostou tudo na descoberta de ouro no Brasil. Na época, o país atravessava uma situação financeira não das melhores. Precisava povoar a colônia rapidamente, sob pena de que os espanhóis o fizessem antes. Com população reduzida, mandaram aos trópicos o que tinham de pior: ladrões, criminosos e aventureiros sem nada a perder. Depois de muito tempo sem nenhum retorno, aos poucos a riqueza do solo brasileiro aflorou, permitindo aos nobres e reis portugueses viverem décadas de vida boa, desperdício e ignorância financeira. Enquanto os ingleses investiam sua riqueza de forma planejada e inteligente, os lusitanos gastavam com festas e inúteis tentativas de se mostrarem à altura cultural de seus vizinhos.

"Boa Ventura!" vale cada página lida. E fica difícil disfarçar a decepção ao terminar a leitura, decepção ao ver que poderíamos ser um país muito mais rico e evoluído. O que não dá pra fazer é jogar a culpa nos portugueses, eles têm mais consciência disso do que nós mesmos.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...