sexta-feira, março 04, 2011

[Livro] Madame Bovary, de Gustave Flaubert

Uma mulher sonhadora casa-se com um homem honesto e trabalhador mas que não consegue satisfazer os seus desejos. Ela então entrega-se aos prazeres e perigos do adultério sem que ele, envolto em sua imensa bondade e paixão pela mulher, sequer desconfie.

Esse enredo bem que poderia ser mais uma história da novela das oito mas é a trama principal desse romance muito famoso escrito pelo francês Gustave Flaubert, que teve problemas na época em função do assunto "ousado" e "vulgar" existente em seu livro.

Acredito que quase tudo que poderia ser falado sobre "Madame Bovary" já o foi, visto que a história atravessou séculos, sempre sendo sucesso de público e de crítica. A qualidade literária é inegável. Sem utilizar-se das técnicas atuais (de qualidade duvidosa) para prender o leitor, o autor dá à história um ritmo tranquilo Os personagens principais têm suas personalidades moldadas aos poucos, sem o excessivo uso de adjetivos que infelizmente tem se tornado comum aos autores mais novos.

Trata-se, sem dúvida, de um romance atemporal: as angústias, alegrias, tristezas, preoucações e desejos de Emma Bovary não diferem muito das mulheres atuais, principalmente aquelas que veem suas indivualidades anuladas por um casamento com a pessoa errada.

"Madame Bovary" é um clássico. Um leitor que se preze deveria, mais cedo ou mais tarde, apreciá-lo. Mesmo porque além de se deliciar com a técnica apurada do escritor e com o enredo agradável, irá se divertir ao ver em Emma atitudes semelhantes às de alguma vizinha, amiga ou ... amante.

Um comentário:

Mirza Braga disse...

Amei a resenha, realmente parece ser uma história de alguém próximo! ótima dica! irei procurar o livro! Depois passa no meu blog tb! Espero sua visita! http://mirzabraga.blogspot.com

Estou lendo ...