sexta-feira, novembro 19, 2010

Moleskine

Hoje em dia, com o advento das novas tecnologias, as pessoas pouco escrevem manualmente. Usam o celular, o notebook, o netbook, o iPad ... Eu entretanto, apesar de trabalhar com tecnologia, ainda sou meio nostálgico em relação a isso; gosto de escrever em papel minhas anotações, lembretes, tarefas e ideias. Só que diante de concorrentes tão modernos, o ato de escrever manualmente em papel precisa de um charme, de um atrativo, de algo que dê prazer. É para isso que existem os Moleskines e similares.

Moleskine é uma espécie de caderno de anotações com capa dura, elástico para fechar e uma fita de cetim usada como marcador de páginas. A história do Moleskine original remonta o século XIX, quando era fabricado de forma artesanal principalmente na Itália. Em 1996 a marca Moleskine foi finalmente registrada e em 2006 o fundo de investimentos francês Société Générale a adquiriu.

Atualmente existem diversos modelos de Moleskine: grandes, pequenos, cores variadas, estampados, com pauta, sem paula, abertura lateral, abertura na parte inferior, guias turísticos, etc. Sugiro que visitem o site da Moleskine (em inglês), realmente vale a pena.

Até bem pouco tempo atrás para nós brasileiros adquirirmos um Moleskine original precisávamos comprar no exterior ou importar. Hoje em dia já é possível encontrá-los na FNAC e na Livraria Cultura. Os preços não são muito convidativos, mas a qualidade e o charme realmente valem a pena. Uma outra opção é comprar diretamente dos EUA através do site da Amazon (o frete não é barato e o tempo de entrega é grande, mas mesmo assim vale a pena financeiramente).

Existem também réplicas do famoso bloco de anotações fabricadas por empresas brasileiras como a Cícero Papelaria, Atelier Machado e Papeterie Chic.

O último modelo de Moleskine que me chamou a atenção faz parte de uma coleção chamada Passions, em especial a versão Book Journal , indicada para os amantes da leitura e da Literatura, onde podemos fazer anotações e comentários sobre os livros que lemos, tornando o hábito da leitura ainda mais agradável e enriquecedor.

2 comentários:

Papoila disse...

Eu recebi um no Natal :D

Tarcísio Mello disse...

Olá ! Você deve estar feliz em ter ganho um Moleskine de Natal. Afinal essas cadernetinhas têm um charme muito especial.

Obrigado por acessar e postar no blog.

Estou lendo ...