terça-feira, abril 14, 2009

Think ! Por que não tomar decisões num piscar de olhos

Malcolm Gladwell em seu livro Blink - A Decisão Num Piscar de Olhos quer convencer à todos de que o poder da intuição é mais importante do que o pensamento crítico. Propaga a ideia estapafúrdia do "fazer mais e melhor com menos esforço". Na contramão desta teoria, surge Think ! Por que não tomar decisões num piscar de olhos, de Michael R. Legault (Editora Best Seller, 363 páginas, R$ 29,90). A obra de Legault critica de forma impiedosa as teorias de Gladwell, colocando a falta do uso do raciocínio lógico e do pensamento crítico como fatores determinantes para o declínio intelectual e criativo da sociedade atual.

Think ! é denso e exige atenção na leitura. Digamos que a forma de escrita utilizada pelo autor está mais para uma tese de doutorado do que para os básicos livros de autoajuda que inundaram o mercado nos últimos tempos. É extremamente rico em pesquisa e estatísticas, que são usados para corroborar os pontos defendidos por Legault. O livro tem como mercado alvo os Estados Unidos. Talvez esse seja o ponto mais negativo da obra: além de utilizar somente exemplos e casos americanos, insiste constantemente na tese de que os Estados Unidos são os únicos capazes de tirar o mundo do atoleiro intelectual em que se meteu e deve fazer isso o mais rápido possível para manter a hegemonia cultural e científica que ainda tem atualmente.

O mais importante que Think ! tem a oferecer é nos fazer pensar. Este é o principal objetivo do livro e creio que consiga alcança-lo com méritos. Legault discute como os meios de comunicação e os governos tentam manipular as pessoas através de divulgação excessiva de notícias e afirmações catastrofistas (aquecimento global, doenças e ameaças), do culto à subjetividade, à emoção e aos sentimentos. Com isso, cria-se uma sociedade mais deficiente e dependente das instituições, programas governamentais, advogados, terapias, superstições e dogmas. Qualquer semelhança à atuação do governo federal brasileiro não é mera coincidência. Como diria James Harvey Robinson, citado no livro: "A maior parte do nosso suposto raciocínio consiste em encontrar argumentos para continuar acreditando naquilo em que já se acredita".

Em contraposição à esse estado de letargia mental e desinteresse intelectual, Legault enfatiza e destaca a importância do uso das evidências empíricas, do raciocínio lógico e do ceticismo. Uma pessoa, ao ler ou ver uma notícia, não deve toma-la como verdade absoluta e sim analisa-la de modo a tirar suas próprias conclusões. Obviamente que este não é um exercício simples: carece de base intelectual e teórica, bem como na principal característica intrínseca ao ser humando que é PENSAR. A falta de pensamento crítico, segundo Legault, acaba gerando uniformidade ao invés de diversidade. Um povo uniforme pode ser facilmente usado como massa de manobra por políticos e governos tiranos. É necessário, o mais rápido possível, ensinar os alunos à falar, escrever, pensar criticamente e raciocinar eticamente: "Não é de surpreender que uma forma de mergulhar diretamente na capacidade do pensamento crítico é ler ou escrever críticas".

Posso dizer que a leitura de Think ! mudou alguns dos meus conceitos e me fez ter cada vez mais certeza de outros. Não concordo com tudo o que o autor afirma. Essa discordância de seus leitores, entretanto, deve deixar Legault muito feliz, visto que é justamente essa ideia de leitura crítica e inteligente que ele tenta disseminar com sua obra.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...