quinta-feira, outubro 16, 2008

MBA


Vemos atualmente a popularização dos cursos de MBA. Têm em todo lugar, com valor dividido em 30, 40 vezes. Totalmente acessível. Além disso, virou "moda" fazer MBA. O pensamento dominante é que o MBA é um curso de pós-graduação. Muitas vezes recém-formados, na ânsia de enriquecerem seus diplomas se matriculam nos MBAs. Estratégia errada !

MBA não é pós-graduação, pelo menos não em seu conceito original. É necessária certa bagagem profissional para que um curso desse seja proveitoso. Obviamente que, qualquer curso de qualidade traz conhecimentos, não é por si só ruim, independente do estágio em que se encontra o profissional. Depois de ler um livro sobre física quântica, com certeza saberei mais sobre o assunto que antes. Mas terei o conhecimento que poderia ter sobre assunto se eu tivesse uma base melhor no assunto?

Mas de quem é a culpa por temos tantos despreparados nos cursos de MBA. As escolas que nos inundam de propagandas? As publicações e livros que dizem repetidamente que quem não tem MBA está fora do mercado? O profissional que na ânsia de conseguir um bom emprego sai fazendo todo curso que aparece pela frente? De todos eles. Mas a parcela maior cabe àquelas empresas que se encantam em ver nos currículos os cursos de MBA sem sequer analisar se o candidato realmente tem bagagem e conhecimento condizente com os cursos que fez.

Ouçam a opinião do consultor Max Gehringer sobre o assunto clicando no botão de "Play" abaixo:

Nenhum comentário:

Estou lendo ...