quarta-feira, agosto 13, 2008

Perfil pessoal e profissinal: qual é mais importante ?



Umas das principais preocupações de um líder é montar uma equipe qualificada e confiável, daquelas em que se pode confiar problemas e esperar soluções. Para que isso seja possível devemos buscar pessoas inteligentes, comprometidas, esforçadas e motivadas. Essa tarefa talvez seja uma das mais árduas daqueles que detém um cargo de liderança.

O problema começa em encontrar no mercado esse tipo de profissional. As empresas, principalmente as maiores, já acordaram para o fato de que é fundamental reter pessoas qualificadas. Dessa forma, menos profissionais com essas características encontram-se disponíveis. Em várias entrevistas que já participei nota-se uma pessoa tecnicamente bem preparada mas totalmente despreparada para assumir responsabilidades e se tornar um profissional confiável.

Sempre tive uma opinião: não encontrando uma pessoa preparada para uma vaga é muito melhor selecionar alguém com perfil pessoal interessante e treiná-la tecnicamente do que o inverso. Muder o jeito de ser de alguém não é tarefa fácil. Em alguns casos é impossível. E nada pior do que alguém que não "combine" com o jeito de ser da equipe e com a cultura da empresa. Será a laranja podre do cesto.

Obviamente que selecionando profissionais sem o devido preparo técnico devemos fazer um acompanhamento atento ao seu desenvolvimento nos primeiros meses. Não ter conhecimento não é defeito pra ninguém, as manter-se no mesmo nível pra sempre é inadmissível. A evolução tem que ser mostrada pelo profissional. Se isso não acontecer surgirá um sério candidato a não ter o contrato de experiência renovado.

Um comentário:

Cristian disse...

Eu acho que é muito necessário para o progresso de uma nação com profissionais de confiança. Em todas as áreas que significa que o sistema funciona bem educados e muitos mais países pode colocar seu dinheiro em profissionais confiáveisem um determinado país.

Estou lendo ...