quarta-feira, janeiro 16, 2008

Quebrando paradigmas



É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido a seguinte frase : "Você tem que quebrar paradigmas". Pois é, falar é fácil, mas muitas vezes nem quem está falando nem que está ouvindo sabe exatamente do que se trata.

Paradigma, no dicionário Michaelis significa :

pa.ra.dig.ma
s. m. 1. Modelo, protótipo. 2. Gram. Conjunto de fórmulas de palavras variáveis que servem de modelo para as demais do mesmo grupo mórfico.

paradigma
sm modelo, padrão, exemplo, protótipo.

Para explicar o que é paradigma, gosto de citar uma história que ouvi em um dos eventos que participei. É um estudo feito nos EUA, onde colocaram 3 macacos trancados em uma sala. De tempos em tempos, colocava-se um cacho de bananas dentro da sala mas se algum macaco se aproximasse ele levava um jato forte de água, impedindo que conseguisse pegar as bananas. A equipe de pesquisa então substituiu um dos macacos por outro que nunca havia visto o tal jato d'água. Quando colocaram o cacho de bananas na sala, esse macaco novo quis ir pegá-lo. A equipe não disparou o jato mas os outros dois macacos seguraram o novo, impedindo que ele alcançasse o cacho, já imaginando que ele seria penalizado. Aos poucos substituiram os outros dois macacos de modo que os 3 que estavam na sala nunca haviam levado o jato d'água. Mesmo assim, nenhum dos 3 macacos se arriscava a pegar as bananas.

Resumindo, mesmo sem saber o porquê, os macacos não pegavam as bananas porque alguém tinha "falado" pra eles não pegarem.

Nas empresas acontece a mesma coisa. Quantas vezes nos deparamos com algum profissional que faz alguma coisa de uma certa forma simplesmente porque lhe ensinaram assim e mandaram fazer assim. Isso acontece principalmente em empresas com alta rotatividade de funcionários.

Mas temos que ter em mente que um profissional que busca se destacar em uma empresa deve fazer mais do que lhe ensinam, mais do que lhe pedem. É necessário ser pró-ativo, ter criatividade, perguntar, questionar. É necessário quebrar paradigmas, os seus e os da empresa.

Um comentário:

Anônimo disse...

olá

achei vc aqui!!!
parabéns pelo seu blog!!!
vc realmente escreve muito bem!!!
vou tentar ler todas devagar, OK!!!

Cleireanny

Estou lendo ...