sexta-feira, maio 18, 2007

O papai aprendiz

Ontem à noite, estava assistindo o programa "Aprendiz 4 - O sócio", na Record. Gosto muito do programa desde a sua primeira versão. Através das provas e dos comentários é possível tirar muitas dicas importantes para a realização de nosso trabalho.

Mas o que me chamou a atenção ontem foi o pedido que um dos participantes fez de sair do programa em função de sua esposa estar para ganhar a primeira filha deles. Me recordei do primeiro episódio onde ele mesmo disse a Roberto Justus que iria participar do programa até o fim mesmo sabendo que não poderia presenciar os primeiros dias de vida de sua filha.

Ele estava bastante emocionado, disse que repensou a situação e preferia sair. Roberto Justus foi bastante duro com ele, dizendo que tinha aceito as regras, que não concordava apesar de entender. Passou um vídeo onde a própria esposa do participante dizia que gostaria que ele fosse até o fim. Justus deu a ele a chance de rever sua decisão, o que acabou acontecendo ...

Eu, tive meu primeiro filho há pouquíssimo tempo (hoje ele está com 8 meses). Somente quem é pai e mãe consegue realmente imaginar pela situação que essa pessoa passou. Justus disse que ele mesmo não viu os filhos crescerem, mas sabia que estava se esforçando, trabalhando muito para garantir o futuro deles. Disse também que, se desistisse do programa, iria perder uma chance única. Concordo com os dois argumentos. Mas, e se ele se abster da chance de acompanhar o parto e os primeiros dias de vida de sua filha e no próximo programa for eliminado ? É uma chance que se corre, aliás, na vida quem não arrisca, quem tem medo de tomar decisões nunca avança.

É um situação extremamente complicada e nos traz à luz a reflexão sobre a balança entre vida pessoal e profissional. Nestas horas temos que pesar, individualmente, o que vale mais. E ninguém deveria ser criticado por tomar esta ou aquela decisão.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...