sábado, abril 01, 2006

A hora do aumento

Não há dúvida que pedir aumento é uma das coisas mais ruins na vida profissional. Quase todo mundo já passou por isso. Não é uma tarefa fácil, mesmo que você saiba que seu trabalho está sendo bem feito, que a direção da empresa o admira e que um aumento deixaria seus rendimentos de acordo com o mercado. O receio de que o superior não conceda o aumento é grande. Há também o risco de "ouvir o que não devia" ou sentir que o seu moral com a direção não esteja tão alto quanto imaginava. Além disso, o pedido de aumento pode ser mal entendido e a partir desse momento ser visto com outros olhos.

Pior que pedir aumento para si próprio é fazer o mesmo para membros da sua equipe. Além do que já foi falado anteriormente é importante perceber que a empresa o vê sempre como um aliado. E quando você pede aumento para um membro da sua equipe muitas vezes pode ser entendido como "ele está jogando do outro lado". Obviamente que isso não acontece em todas as empresas, felizmente. Mas em muitas delas é difícil a direção entender que a função de um líder (gerente, coordenador, etc.) é justamente contrabalancear as necessidades da empresa com as necessidades de seus funcionários. A empresa perde muito tendo um bom funcionário desmotivado.

A retenção de talentos na equipe é uma das atividades mais importantes e difíceis de um líder. Mas isso não depende só dele, é claro. É necessário que a empresa valorize os talentos e dê retaguarda "política" e financeira. De nada adianta o trabalho incansável no dia-a-dia se a direção sempre recusar aumentos merecidos. Os membros da equipe podem até entender o esforço do líder mas com o tempo isso não será suficiente para evitar a saída da empresa. Nesse caso, além de perder um talento importante, a empresa também correrá o sério risco de que o próprio líder se desmotive. Caso isso aconteça, com o tempo ele mesmo se sentirá tentado a sair da empresa. E diante destas situações não há dúvidas de quem perde mais : a empresa !

Nenhum comentário:

Estou lendo ...