quinta-feira, outubro 17, 2013

[Livro] 1822, de Laurentino Gomes

1822 é mais um dos recentes livros de História que deixam claro que é possível sim escrever sobre este assunto sem ser chato ou maçante. Outros exemplos é 1808 (do mesmo autor), Boa Ventura (excelente livro) e os Guias Politicamente Incorretos (...).

O livro fala, naturalmente, sobre o processo da Independência do Brasil. Seguindo a linha de 1808, o autor discorre sobre os acontecimentos mais importantes, de forma clara e fluida. Não esquece, entretanto, de detalhes cotidianos que tornam a leitura divertida em certos pontos. Percebe-se sem muito esforço o trabalho de pesquisa dedicado e incansável de Laurentino Gomes (dê uma olhada na bibliografia, bastante extensa).

Mas a verdade é que, 1822 não empolga como 1808. Não sei exatamente expressar se o motivo é o assunto principal em si (Independência x Fuga da família real portuguesa para o Brasil) ou a narrativa sem tanta inspiração. Alguns capítulos inteiros passam de forma um tanto quanto cansativa, com excesso de datas, nomes, etc.

É um excelente livro, obrigatório para quem quer entender um pouco sobre os motivos do Brasil ser o que é hoje. A expectativa agora fica em torno de 1889, próximo livro do autor.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...