Estão dizendo aos quatro cantos que o profissional moderno deve ser resiliente. Esta palavra é originária da Física, onde é usada para caracterizar materiais. No jargão corporativo indica que o profissional resiliente é aquele que consegue se adaptar às situações que surgem no dia-a-dia.
Já vi várias definições para resiliente ou resiliência mas nenhuma descreveu melhor a idéia do que uma que vi outro dia em uma reportagem de um jornal regional : o profissional resiliente é aquele que não fica reclamando se a mesa dele é ruim, se o computador dele é lento, se a empresa não lhe dá condições pra realizar o trabalho; ele simplesmente vai lá, se adapta e dá resultados mesmo em situação adversa.
Dessa situação advêm duas considerações importantes :
a) A empresa deve sim criar condições no mínimo satisfatórias para os profissionais trabalharem. Exigir que o funcionário seja resiliente não pode ser uma desculpa para não investir em infra-estrutura;
b) O que não pode acontecer é o funcionário ficar reclamando o dia inteiro que lhe faltam recursos e nada faz pra resolver a situação e usa isso como desculpa pela baixa qualidade do seu trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário